8 maneiras de aumentar a taxa de ocupação do seu imóvel por temporada
Para quem já é um anfitrião de temporada e possui uma casa na praia, alugá-la durante o verão pode ser uma tarefa fácil. O mesmo acontece no inverno para quem tem uma casa de montanha, nesses cenários os calendários tendem a ficar cheios de reservas. No entanto, durante o restante do ano, nem tudo são mil maravilhas. O fim das altas temporadas e feriados podem apresentar desafios e representar tempos difíceis para proprietários que estejam despreparados em suas estratégias de aluguel de temporada.
Nesse sentido, o objetivo de qualquer anfitrião é garantir que a sua propriedade esteja sempre alugada, não importando qual seja a época do ano.
Neste artigo, iremos te ajudar a alcançar esta meta elencando 8 maneiras de como deixar seu imóvel mais atrativo nas plataformas, de forma a aumentar a frequência com que ele é alugado.
Tenha um anúncio atraente com fotos profissionais
Uma ótima maneira de chamar mais atenção com o seu anúncio é através das fotos. Além de valorizar a sua casa, elas agregam valor e são uma das principais razões pelas quais os hóspedes decidem reservar uma acomodação.
A iluminação desempenha um grande papel na qualidade das fotografias de sua propriedade. Ela faz com que sua casa pareça espaçosa, acolhedora e convidativa. As fotos devem ser de qualidade, mostrando espaços inteiros e detalhes que transmitam a sensação de conforto.
Para facilitar esse trabalho, se possível, contrate um fotógrafo profissional. Com ele, esse investimento vai valer a pena e você irá chamar mais atenção dos hóspedes frente as diversas outras opções de imóveis anunciados.
Faça um descritivo claro, direto e verdadeiro.
Não adianta de nada ter boas fotos, se não há contexto. Procure contextualizar o cliente orientando-o espacialmente pelo imóvel, fazendo com que texto e imagens se complementem.
Além disso, é importante se atentar à linguagem. Ela deve ser simples, direta e honesta. Não prometa nada que não possa entregar! Isso será fundamental para que a expectativa do hóspede esteja alinhada com o que a sua casa pode oferecer. Tenha certeza de que quanto mais completo e claro for o seu descritivo e regras, menos reclamações você terá.
Tenha excelência no atendimento ao cliente
A qualidade do atendimento é o que determinará se o cliente voltará ou não a fazer negócio com você. Nesse sentido, não adianta nada ter um imóvel impecável, se você oferece um atendimento que o hóspede não se sente acolhido.
Por isso, tenha sempre em mente a palavra “empatia”. Há um ser humano do outro lado. Entenda suas necessidades e responda todas as perguntas por mais inusitadas que sejam.
Outro ponto importante é responder rapidamente. Isso mostrará profissionalismo, que você se importa e que está fazendo o máximo pela sua melhor experiência.
Se você já leu até aqui e acredita que não tem tempo para dar a atenção que o hóspede merece, mas ainda assim deseja rentabilizar seu imóvel, conte com o Meu Anfitrião! Somos uma agência de aluguel por temporada, que ajuda proprietários em todo o Brasil a alcançarem esses objetivos com seus imóveis.
Reserva instantânea
Essa é para quem anuncia ou pensa em anunciar em sites como o Airbnb, Booking.com, Expedia, Hoteis.com e outras plataformas. Use o recurso “Reserva Instantânea” para aumentar a visibilidade, economizar tempo e maximizar reservas. Ele permite que os hóspedes reservem sua casa, sem a necessidade de uma interação prévia com você.
Isso irá “capturar” hóspedes que, por exemplo, ao planajerem uma viagem, desejam reservar a passagem e hospedagem ao mesmo tempo. A “Reserva Instantânea” torna tudo muito mais prático, nesse sentido.
Lembre-se: se um hóspede reservar o seu imóvel por Reserva Instantânea e não concordar em respeitar as suas regras, você, como anfitrião, tem total liberdade para cancelar a estadia sem nenhum prejuízo. Sua casa, suas regras.
Use a sua localização ao seu favor.
Uma ótima maneira de atrair novos visitantes para o seu imóvel de temporada é ligar o título ou a descrição do anúncio a um ponto turístico ou de interesse. Ou seja, informe que sua propriedade está perto de onde eles querem ir. Por exemplo, você pode alterar o título do seu anúncio para: "Casa aconchegante ao lado da praia" ou "Ótimo lugar para conhecer mais a cidade enquanto se trabalha".
Precificação
Para quem nunca trabalhou com aluguel de temporada, a maneira mais fácil de criar uma tabela de preços é olhando para imóveis vizinhos semelhantes ao seu. Ou seja, use as plataformas digitais de aluguel de temporada para analisar a concorrência e, assim, fazer um comparativo de preço entre os anúncios. Elenque também, as características delas e tente achar o seu diferencial.
Além disso, outro ponto importantíssimo é saber calcular o seu custo fixo mensal. Para fazê-lo, considere limpeza, IPTU, condomínio (se houver), água, gás , luz e internet e o custo de oportunidade do imóvel- ou seja, quanto você receberia se ele fosse alugado por ano.
Essas informações vão te dar uma boa referência de quanto o seu imóvel vale e quanto você deve cobrar.
Calibre os preços de acordo com o calendário
Agora, que você já tem uma base de valores para sua casa, saiba que o preço jamais poderá estar congelado. Lembre-se de balancear, sempre, os preços de acordo com a demanda.
Suba ou abaixe o preço acompanhando datas comemorativas e eventos, diferenciando dias da semana de final de semana e de feriados e esteja atento para a alta temporada do seu imóvel: o inverno ou o verão.
Para tornar o seu preço mais competitivo, vale a pena criar um desconto de acordo com o número de pernoites; quanto maior a duração da reserva, maior será o desconto.
Esteja presente em várias plataformas
Quanto mais lugares você estiver presente, maior será a chance de você ser visto! Além disso, anunciar em diversas plataformas significa, também, estar próximo de diferentes perfis de clientes. Isso, a longo prazo, irá te por em contato com sua persona ideal, facilitando e muito a sua vida. Atendimento, amenities do imóvel e até descritivo devem sempre ser feitos pensando nas necessidades e demandas do seu hóspede ideal. Por essas razões, anuncie seu imóvel ao menos nas principais plataformas, como Airbnb, Booking.com, Vrbo e Expedia.
Esperamos que tenha gostado das dicas. Caso tenha interesse em conhecer melhor o trabalho do Meu Anfitrião, entre em contato. Somos uma agência que aplica essas técnicas de otimização em todos os nossos anúncios e, dessa forma, potencializamos o número de reservas e maximizamos a taxa de ocupação dos imóveis dos nossos clientes.