Acessibilidade: Como tornar seu imóvel mais inclusivo para seus hóspedes

Acessibilidade: Como tornar seu imóvel mais inclusivo para seus hóspedes

Imagine que você está indo passar as férias com sua família em um imóvel incrível que acabou de alugar, mas ao chegar no local, descobre que o acesso ao imóvel funciona apenas através de escadas, dificultando a locomoção de idosos, cadeirantes e pessoas com necessidades especiais, que pode ser o caso de alguns dos membros da sua família.

Seria uma surpresa desagradável, não é mesmo? Para resolver problemas como este, fizemos este artigo para te ensinar a tornar o seu imóvel mais inclusivo para pessoas com mobilidade reduzida ou outros tipos de deficiências e colocar todas as informações necessárias para seus hóspedes antes de alugar.

Grupos de pessoas que se beneficiam da acessibilidade

É importante conhecer os diversos grupos de pessoas que podem se beneficiar da acessibilidade e algumas soluções que possam ajudá-los. Alguns exemplos mais conhecidos são:

Pessoas com deficiência física: Isso inclui pessoas que usam cadeiras de rodas, muletas, próteses ou que possuem dificuldades de mobilidade, como gestantes e idosos.
Como resolver? É relevante que o imóvel tenha mais de um acesso à entrada, podendo variar entre escadas, elevadores, rampas e portas largas.

Pessoas com deficiência visual: Como pessoas cegas ou com baixa visão, que podem se beneficiar de pisos táteis ou sinalização em Braille.
Como resolver? Tente fornecer o máximo de informações possíveis verbalmente, assim o hóspede conseguirá absorver mais detalhes. Uma outra opção também seria sinalizações táteis e em Braille, o que exigiria um investimento financeiro.

Pessoas com deficiência auditiva: Isso inclui pessoas surdas ou com deficiência auditiva.
Como resolver? Neste caso, forneça informações através de placas e sinalizações ao redor do imóvel, mantendo a comunicação com o hóspede através da comunicação visual.

Pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva: Isso inclui pessoas com autismo, síndrome de Down, déficit intelectual, entre outras condições.
Como resolver? Acessibilidade para esse grupo pode envolver sinalização clara e simples, espaços tranquilos e recursos visuais para orientação.

Turistas e visitantes estrangeiros: A acessibilidade também pode ser útil para turistas e visitantes estrangeiros que podem ter dificuldades adicionais devido à falta de familiaridade com o local, podendo não conhecer a região e o idioma falado no local.
Como resolver? No Meu Anfitrião, traduzimos os materiais de dicas da região, mensagem de boas-vindas, regras e informações do imóvel ao hóspede para o inglês, por exemplo, que é a língua mais falada do mundo. Essa solução ajuda a quebrar as barreiras de comunicação com o hóspede e despertar seu interesse no imóvel.

Por que investir em acessibilidade no seu imóvel?

Quanto mais acessível for o seu imóvel, mais pessoas interessadas nele você terá e mais valorizadas estarão no mercado. Quando as casas são projetadas desde o início com a acessibilidade em mente, não é preciso fazer muitas mudanças depois. Isso economiza tempo e dinheiro, além de tornar as casas mais funcionais para todos.

Segundo o IBGE, cerca de 7 em cada 100 pessoas têm alguma deficiência, então é essencial criar espaços que sejam acessíveis a todos. Quando uma casa ou apartamento é projetado com recursos acessíveis, como rampas, corrimãos, portas largas, banheiros adaptados e pisos antiderrapantes, ela se torna muito mais funcional e acolhedor para pessoas com deficiência.

No Meu Anfitrião, fazemos o possível para ajudar os anfitriões a tornarem suas casas mais inclusivas através de ferramentas de acessibilidade. Nos contate se você for proprietário de um imóvel e conheça mais sobre nosso trabalho!

Além disso, já disponibilizamos diversos imóveis com recursos acessíveis em nosso portfólio. Entre na página “Nossas casas” e dê uma olhada nas casas e apartamentos disponíveis.

Meu Anfitrião, sua casa em boas mãos!

Créditos: Gabriel de Lavor