Lidando com avaliações negativas no Airbnb

Lidando com avaliações negativas no Airbnb

Assim como diversas plataformas em vários ramos do mercado, o Airbnb também possui seu próprio sistema de avaliação, recompensando com maior visibilidade os anfitriões com as maiores notas. É importante saber que é comum receber avaliações negativas por diversos motivos, contudo, também é importante saber como lidar com elas. Neste artigo, vamos te dar algumas dicas e direcionamentos para agir da forma correta ao receber avaliações negativas no seu imóvel por temporada!

Mantenha a calma e responda profissionalmente

Ao se comparar com uma avaliação negativa, é crucial manter a calma antes de responder. Respostas impulsivas podem piorar a situação. Em vez disso, respire fundo e responda de maneira profissional. Agradeça ao hóspede por seu feedback e aborde as preocupações de maneira construtiva, destacando quais ações foram ou serão tomadas para resolver o problema.
Além disso, uma avaliação negativa pode ter um grande impacto na forma como você vê seu trabalho como anfitrião. Procure se apegar aos comentários positivos, e trabalhar duro para resolver os problemas que resultaram nos comentários negativos.

Destaque que solucionou o problema na resposta ao hóspede

Todas as avaliações do seu imóvel são públicas, portanto, todos podem ver a avaliação negativa publicada no seu anúncio; mas também podem ver que você solucionou o problema.
É importante solucionar o problema o mais rápido possível, mesmo que seja algo mínimo como uma lâmpada de abajur queimada ou algo mais extremo como uma geladeira quebrada. Após os procedimentos, não se esqueça de informar ao hóspede que o problema está solucionado para que todos saibam que você lidou com a adversidade com rapidez e responsabilidade para com o hóspede.

Busque as avaliações positivas proativamente

Em muitos dos casos, um imóvel por temporada possui um número muito maior de avaliações positivas do que negativas, e isso ajuda a minimizar o impacto que uma avaliação negativa tem sobre seu anúncio. Por isso, é importante criar um ambiente acolhedor na estadia e no atendimento ao hóspede que estimule um feedback positivo.
Segundo uma pesquisa realizada pelo próprio Airbnb neste ano de 2023, os hóspedes que se sentem bem-vindos e confortáveis em um imóvel por temporada tendem a dar avaliações mais positivas e detalhadas do que aqueles que não se sentem assim.

No Meu Anfitrião, cuidamos do anúncio do seu imóvel detalhadamente, e isso também inclui verificar os feedbacks dos hóspedes para manter a boa reputação da sua casa e da nossa empresa. Entre em contato conosco caso seja proprietário de um imóvel e deseje rentabilizá-lo em plataformas como o Airbnb.

Meu Anfitrião, sua casa em boas mãos!

Créditos: Gabriel de Lavor