Como divulgar seu imóvel por temporada usando vídeos ou reels
Se você usa redes sociais com frequência, com certeza já se deparou com vídeos bem editados de várias áreas, como cortes de podcast, publicidades de marcas e até mesmo memes! Ferramentas de vídeos curtos como o Reels no Instagram, Tiktok e até mesmo Youtube têm conquistado um grande espaço nas redes sociais nos últimos anos. E se esses conteúdos chegaram até você, já pensou que você poderia produzir seus próprios vídeos para divulgar seu imóvel? No artigo de hoje, vamos mostrar os principais pontos a serem levados em consideração ao realizar um vídeo do seu imóvel.
Criação do roteiro
A princípio, é necessário organizar as ideias para o seu vídeo. Nesta etapa, você precisará definir alguns pontos cruciais antes de partir para a produção, como: “seu vídeo terá narração contando sobre os detalhes da casa? Seu imóvel possui uma história que possa ser contada através dos takes de gravação? O vídeo terá a participação de alguma pessoa? Se sim, quais são suas falas?”, entre outros.
Após definir esses detalhes, é hora de colocar a mão na massa e escrever detalhadamente como você quer que o vídeo seja realizado. Se preciso, escreva todas as falas, anote quais takes você quer obter nas gravações para cada uma das cenas e leve em consideração o tempo de vídeo. No Instagram, por exemplo, os Stories podem ter 60 segundos de duração máxima, enquanto o Reels permite vídeos de até 90 segundos.
Se preferir, outra opção é incluir uma trilha sonora de fundo enquanto apresenta os diferentes ambientes, proporcionando uma experiência imersiva enquanto a pessoa visualiza o imóvel. Essa abordagem não apenas destaca os espaços, mas também incentiva o interesse do espectador em reservar o local.
Equipamentos necessários
Quando se fala em equipamentos de gravação, muitas vezes ainda temos a ideia de uma câmera e microfones profissionais, drones e outros equipamentos de altíssima qualidade e com um valor elevado. Claro, estes equipamentos ainda são os melhores do mercado quando se trata da produção de fotos e vídeos. Contudo, com o avanço da tecnologia, celulares com câmeras de ótima qualidade têm surgido cada vez mais, tornando possível a produção de materiais através deles. Dessa forma, você poderá definir quais equipamentos irá utilizar nessa etapa, de acordo com suas necessidades e orçamento.
Gravação dos takes
É chegada a hora das gravações! Antes de chegar ao local, lembre-se de verificar se o clima está de acordo com a identidade do imóvel. Uma casa na praia em um dia chuvoso ou um chalé nas montanhas em um dia muito ensolarado não farão sentido para o seu público-alvo. Lembre-se: você quer contar uma história através do seu vídeo.
Verifique as anotações de takes desejados que você anotou na etapa de criação do roteiro e inicie as gravações. Priorize estabilizar a gravação para que o vídeo não saia tremido. Fique de olho no enquadramento; grave os vídeos na altura da cabeça. Não se esqueça de pegar todos os detalhes mais interessantes e bonitos que possam agregar valor ao vídeo do seu imóvel.
Edição do vídeo
Aqui chega a etapa mais complicada de todo o processo, mas fique tranquilo! A edição de vídeo hoje é muito mais acessível do que era anos atrás. Para os mais experientes, é possível utilizar softwares de computador como o Adobe Premiere e Sony Vegas para realizar as edições, mas se você ainda não tem experiência com edições de vídeos, é recomendado utilizar apps de celular mais simples e intuitivos que cumprem seu propósito, como o Capcut e o Inshot.
Ao editar o vídeo, capriche nos cortes e transições, mantendo em mente o tempo máximo de vídeo. Caso não tenha nenhuma familiaridade com as edições de vídeos, assista tutoriais na internet para entender as principais ferramentas necessárias para uma edição básica e bem-feita. Se você procura um trabalho mais preciso e caprichado, não deixe de entrar em contato com um profissional da área!
Plataformas de divulgação
Com o vídeo finalizado, agora é hora de definir em quais plataformas ele será publicado. Tenha em mente as identidades de cada uma das redes. Por exemplo, o Instagram e o Facebook são ideais para vídeos curtos, de até 90 segundos. Já o Youtube é a escolha certa para vídeos mais longos, de 3 a 15 minutos, por exemplo. O Airbnb também disponibiliza uma função para que você possa subir o vídeo que foi publicado no Youtube diretamente no seu anúncio.
No Meu Anfitrião, publicamos diversos vídeos no nosso perfil do Instagram sobre os imóveis do nosso portfólio ou até mesmo sobre o dia-a-dia da nossa equipe. Veja abaixo um dos nossos vídeos e siga nosso perfil!
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Meu Anfitrião, sua casa em boas mãos!
Créditos: Gabriel de Lavor